O Especial 25 anos Ecatálogos, continua sua entrevista com o dono da Ecatálogos, Otávio Cunha, fala sobre as festas Ecatálogos, o futuro, as metas e o que a Ecatálogos representa para ele.
Festas Ecatálogos e relação com as revendedoras
As festas Ecatálogos eram comentadas por muitas revendedoras no decorrer dos meses, comente sobre essas comemorações.
— Eram muito boas. Passávamos um mês para prepará-las. A organização era forte. Dividiam-se em avisos, brincadeiras, sorteios e lanche. A diversão era total. Quem comandava era Fernanda, minha esposa, que dava o máximo para as pessoas. Ela depois era obrigada a descansar por dois dias para se recuperar do desgaste físico.
Curiosidade sobre as festas
—Temos aqui em Petrópolis uma revendedora que compareceu a nossa última festa no Petropolitano. Eu me lembro que ela dançou e se divertiu muito na festa. Uma semana após, ela chegou ao balcão da loja e nos disse que aquele dia tinha sido o dia mais feliz da vida dela. Aquilo me surpreendeu. Tentei entender o porque daquela afirmação. Concluí que na verdade aquele dia tinha sido uma soma de acontecimentos bons para ela que culminou com a festa. Acredito, inclusive, que ela tenha arrumado um namorado no mesmo dia e que, depois da nossa festa, ela continuou a festa com ele.
Brindes e prêmios das festas Ecatálogos. Brincadeiras das festa Ecatálogos.
E como é sua relação com as revendedoras?
— Tenho uma relação muito próxima com as de Niterói, porque acho que foi a primeira loja. Mas existem, em qualquer uma das lojas, as revendedoras que me conhecem bem e tem intimidade. Não me considero uma pessoa formal, gosto de proximidade.
Futuro da Ecatálogos
Quais são as metas da empresa daqui pra frente?
— Nossas metas são arrojadas. Com a enorme crise com a qual nos deparamos hoje, acredito que a mesma irá impulsionar inúmeros projetos. Aumentar significativamente a colocação de pedidos via internet para as revendedoras; melhorar o sistema de informação via site; colocar na mão das revendedoras sites personalizados para vendas eletrônica e, finalmente, melhorar o nosso relacionamento com as revendedoras, através de um melhor atendimento e oferecendo catálogos de melhor rendimento.
O que a Ecatálogos representa para você?
— Já são 25 anos com a empresa. No passado, tivemos várias dificuldades inerentes a nossa pouca experiência. Com o tempo, porém, fomos adquirindo tino e ferramentas que nos proporcionaram equilíbrio. É como andar de bicicleta, no início você pode até cair. Mas com a prática, você aprende. A empresa me deu muita coisa.
O que você acha que pode melhorar na Ecatálogos?
— Existem muitas melhorias a serem feitas e todas elas se referem ao aumento da produtividade e ao marketing de relacionamento. Esse binômio é fundamental para qualquer empresa, creio. Não vejo como entrar no futuro sem ele. Se prestarmos atenção, estamos sendo afunilados pelo que realmente será importante no futuro.
Defina, para você, a Ecatálogos.
— Ecatálogos é um sonho, um projeto de transformação que visa obter um alto desempenho na distribuição de produtos de catálogos. Pelo menos é isso que tenho em mente. Creio que tenho os passos para se chegar até esse ponto.
Para mim, a Ecatálogos é o futuro da distribuição de catálogos.